domingo, 31 de maio de 2015

Sou um cabo do 3° batalhão de resposta rápida do Exército Brasileiro e voltei há pouco tempo de um estágio voluntário de 6 meses na missão de paz no Haiti (MINUSTAH).

Como já é sabido, o Haiti tem uma grande fama no quesito de Magia Negra, é considerado a Capital Mundial da magia negra e do voodoo, e eu nesse período que passei lá me deparei com alguns fatos no mínimo curiosos. Aqui vou relatar o que mais me chamou atenção.

Não havia mais de duas semanas que eu havia chegado no Haiti, como todos os outros soldados que vão, eu era voluntário e passei por um forte treinamento antes de ir. Esses fatores não me impediram de ficar chocado ao chegar lá. Ana, com o perdão da palavra mas o Haiti parece um inferno na Terra. Não há NADA, absolutamente NADA construído, tudo está devastado pelo terremoto, tudo está em ruínas, tudo é muito sujo e fedido, na maioria das vezes nós saímos para patrulhar de máscara pois ainda há corpos que não foram tirados debaixo dos escombros, isso porque há lugares onde prédios inteiros caíram sobre pessoas.

Nós recebemos a recomendação de tratar bem e amparar as pessoas de lá, mas sempre tomando cuidado com o que falamos e cuidado quando se aproximarem de nós. Isso se deve ao fato de muitos haitianos recorrerem à prática de voodoo, o que de uma forma ou outra pode ser prejudicial à nós.

Então uma noite estávamos em nossa base conversando e nos preparando para sair para a nossa patrulha, tudo corria bem quando o guarda da base gritou:

- Aproximação sul! - Isso significava que havia algo se aproximando da base pelo lado sul, poderia ser um ataque então corremos para os nossos postos e ficamos esperando.
Foi quando percebemos que apenas uma pessoa segurando uma lanterna se aproximava. Ela corria rápido parecendo desesperada. O comandante ordenou que abríssemos o portão. Abrimos e gritamos para que o rapaz que vinha correndo entrasse por aquele portão.

Ele virou em nossa direção e correu mais rápido ainda, quando passou pelo portão deu alguns passos antes de cair exausto de quatro. Ele deitou e virou de barriga pra cima. Nos aproximamos apontando o fuzil pois ainda temíamos que ele tivesse uma bomba ou coisa do tipo. A camisa dele estava rasgada e conseguimos ver que não trazia nenhum artefato.

Então ele começou gritar socorro em um dialeto falado em uma vila que não ficava muito distante de nossa base. O capitão gritou pelo intérprete que chegou correndo. Foi aí que aconteceu algo que espantou toda a nossa tropa:

Ainda ofegante o rapaz começou a dizer algumas palavras que eram traduzidas pelo nosso tradutor. Ele dizia algo do tipo:

- Eu não trabalhei para ela, eu roubei as suas coisas e agora ela roubou minha alma. Eu sei que sim, eu bebi o chá, ela roubou minha alma e à lançara no fogo do inferno.

Então o rapaz começou entrar em estado de choque, babando e tendo convulsões. O enfermeiro veio e aplicou uma injeção com calmante. Levamos o rapaz para a enfermaria onde ele permaneceu por quase 3 dias vindo a falecer depois.

Isso nos assustou, a mim e a toda a tropa. Em uma conversa que tivemos depois com um senhor haitiano, foi nos dito que no Haiti há alguns bruxos e bruxas que dominam conhecimentos de magia negra e que através de ervas, toxinas vindas de peixes e alguns feitiços eles eram capazes de roubar a alma de uma pessoa e prende-lá num pote, tornando a vítima uma espécie de zumbi (ele disse outra palavra mas que não sei escrever e muito menos traduzir para o português).

Esse é um relato que aconteceu comigo, não sei se acredito. O fato é que no Haiti paira uma atmosfera MUITO pesada e que te sufoca. Acho que o fato do Haiti ser a capital mundial do voodoo trouxe energias muito pesadas e violentas sobre aquele país. Eu sinto dó de toda aquela população, principalmente das crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário