sábado, 27 de junho de 2015



Assombrações na casa do morro de Cruzeiro do Sul


Olá meus caros amigos e amigas...Alguns dias atrás eu publiquei os "Links Sinistros 06", onde eu fazia referência a um texto do blog Paixão Assassina, sobre 20 lugares assombrados ao redor do Brasil (Clique aqui para recordar). Pois bem, o assunto me interessou tanto que pesquisei um pouco a respeito, e encontrei em alguns outros blogs uma lista com 40 lugares assombrados espalhados por terras tupiniquins. Um desses lugares me chamou a atenção, trata-se da Casa do Morro de Cruzeiro do Sul - RS, você pode perguntar, por que chamou a sua atenção? É que esse Atormentado aqui, reside nessa cidade, de pouco mais de 12 mil habitantes, localizada no interior do Rio Grande do Sul, à cerca de 125 Km de Porto Alegre.

Lendas

Existem muitas histórias de que a Casa do Morro, que é o símbolo do município de Cruzeiro do Sul, estampando o brasão da cidade inclusive, falando que a casa seria assombrada. Pessoas que moram nos arredores dizem ouvir barulhos vindos de dentro da casa, a noite, embora a casa esteja a muito abandonada. Luzes que se apagam, seja ela luz elétrica, ou mesmo os lampiões a querosene de antigamente, também são relatados.

Quando criança, em meados da década de 90, tive a oportunidade de ler o livro Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, do escritor Antonio Augusto Fagundes. Nesse livro há uma história envolvendo a casa tema dessa postagem, onde fala-se de um tesouro escondido nas paredes dessa construção. Essa lenda foi particularmente ruim para a casa, pois pessoas interessadas no tal tesouro destruíram paredes e chão da habitação, que hoje, aguarda a restauração para abrigar futuramente a casa de cultura do município. Porém como vocês poderão ver abaixo, o estado atual é de total abandono.

História

A casa do morro, ou o solar dos Azambuja, como também é conhecida, foi construída por ordem do Tenente Coronel Primórdio Centeno de Azambuja (1823-1898). Sua construção foi iniciada em 1873 e concluída em 1878. O tenente coronel era filho do casal João Xavier de Azambuja e Laura Centeno de Azambuja que, em 1855, adquiriram as terras situadas entre os arroios Sampaio e o de Moinhos, denominando a grande área da Fazenda São Gabriel. A sede da Fazenda, com a moradia dos proprietários, situava-se onde hoje é a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Essa família possuía grandes posses, e assim nosso caro Primórdio que teria combatido na guerra do Paraguai (1864-1970), a serviço da guarda nacional, iniciou em 1872 a construção da sua casa, próxima a cede da fazenda, mas nesse mesmo ano, uma enchente acabou inundando a residência, o que o motivou a mudar a localização da sua nova moradia, agora em um ponto mais alto. A obra iniciou em 1873, sendo concluída em 1878. Segundo as histórias passadas no tradicional boca a boca, as paredes do solar eram compostas de duas camadas de tijolos e entre essas camadas haveriam vãos. O poder econômico da família, dona de grande quantidade de terra em toda a região, fez crescer entre os populares a lenda de que no interior da casa havia sido escondida uma grande quantidade de ouro, tal tesouro estaria escondido nesses vãos entre as paredes.

Após a morte de Primórdio, a casa permaneceu em posse dos Azambuja, até o ano de 1914. De lá pra cá a casa foi alugada por diversas vezes, até que acabou sendo abandonada e posteriormente depredada por pessoas que acreditavam na lenda de que a casa do morro abrigaria, entre suas paredes, uma fortuna em ouro.

O abandono se deve em parte pelas histórias de assombração. Muitas pessoas relataram os estranhos ruídos vindos da casa, mesmo em épocas mais remotas, quando o local ainda era habitado. Outros dizem ser possível avistar entre seus arcos, uma entidade que aparece e desaparece em um piscar de olhos. Alguns acreditam que o Tenente coronel permanece em seu antigo lar, e ainda observa a paisagem do alto do morro.

Informação atualizada (08-13)

O texto acima foi publicado no ano de 2012, e agora no mês de Agosto de 2013 finalmente podemos ver as primeiras melhorias feitas no local. A prefeitura do município de Cruzeiro do Sul, juntamente com voluntários da comunidade local, tem realizado a limpeza do matagal que estava tomando conta da residência histórica. Obras de restauração também estão para começar. O projeto de utilizar o local como Casa de Cultura talvez, finalmente, saia do papel.
Como eu moro na cidade, resolvi ir até o local e tirar algumas fotos para vocês meus caro amigo Atormentados...

Vista da lateral da casa

Parte da frente, e os arcos onde alguns dizem avistar uma entidade.
Os bancos vistos nessa imagem estão no local, pois anos atras ele serviu de restaurante.

Um simpático casal de Urubus observando minha movimentação pelo local

Outra lateral da casa



Vista para o Rio Taquari



Abaixo vocês poderão ver um pequeno vídeo feito no local...

Nenhum comentário:

Postar um comentário