quarta-feira, 8 de julho de 2015


A Capela de Tonico e Tinoco

Se há uma tradição paulista que devemos nos orgulhar, entre tantas, é a música caipira. Foi através do célebre Cornélio Pires que a música e as tradições caipiras tomaram espaço na cidade de São Paulo e começaram a traçar um longo caminho que até hoje se percorre, tanto pelas vias tradicionais como pelas modernas.
E sempre que chega o mês de junho e as tão esperadas festas juninas, lembramos com mais interesse da música caipira. Aqui, porém, não falaremos de festejos ou músicas, mas de um pequeno legado deixado na cidade de São Paulo pela mais famosa dupla caipira que já tivemos: Tonico e Tinoco.
Divulgação
A dupla estreou em disco em 1944, e desde então os cantores trilharam uma jornada de muito sucesso pelo Brasil e em São Paulo, com um grande ápice no final da década de 50 e início dos anos 60.
Gravaram muitos discos, cantavam nas rádios, faziam muito sucesso em revistas e até atuaram no cinema, em 1961, inicialmente o filme “Lá no meu Sertão”, que é baseado na vida e na obra do artista.
Antes deste filme porém, um fato quase acabou com a dupla de sucesso ainda em seu pleno auge: a tuberculose. No final da década de 50 Tonico, que era tuberculoso desde a década de 40, teve de ser internado em Campos do Jordão para fazer tratamento da doença, com sério risco de não se recuperar.
Como ambos eram devotos de Nossa Senhora Aparecida, fizeram a promessa de que caso Tonico se curasse da enfermidade que o cometera, construiriam uma capela em retribuição. Em 1959 o cantor recuperou sua saúde e a dupla cumpriu a promessa neste mesmo ano, erguendo uma pequena capela no bairro de Vila Diva, na zona leste paulistana.
Divulgação
Não é preciso nem dizer que a inauguração (foto acima) atraiu uma enorme multidão para o pacato bairro de Vila Diva. Centenas de pessoas foram ver a dupla inaugurar e formalizar a doação da capela.
Interior e capa da Revista Sertaneja - Ano 2  nº 18 - outubro de 1959
Interior e capa da Revista Sertaneja – Ano 2 nº 18 – outubro de 1959
Apesar de pequena e de traços simples, a capela logo transformou-se em um ponto de visitação e oração de fiéis. Localizada na rua Mirabela, a capela existe até hoje e ainda celebra missas todos os meses, sempre no segundo sábado de cada mês.
A capela atualmente (clique para ampliar)
A capela atualmente (clique para ampliar)
Apesar da sua história curiosa, são poucos os vizinhos hoje em dia que sabem a origem curiosa da capela. Apenas os moradores mais velhos conhecem a ligação da dupla Tonico e Tinoco com o lugar.
Se você é fã da dupla caipira, não deixei de ir em um sábado visitar a capela e prestar uma homenagem a estes dois grandes vultos da história musical paulista. Eles merecem e muito.
Veja mais fotos:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário