quarta-feira, 8 de julho de 2015

A casa de Dona Dora

Nos bairros, diferentemente do centro dinâmico das cidades, é possível identificar as residências de uma maneira um pouco mais simples e humanizada. Bastante comum antigamente, e ainda usual nos dias de hoje, dar nomes as casas ou apelidá-las para melhor identificação.
Era assim que surgia a “casa do geladinho”“casa da costureira” ou ainda a “casa da benzedeira”. E também surgiam as casas identificadas pelo seus donos, como a “casa do fulano” ou o “palacete de sicrano”.
O leitor do São Paulo Antiga Claudio Bucci, nos enviou a foto de uma casa muito simpática conhecida com “A casa de Dona Dora”.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Localizada na rua Viveiros de Castro de esquina com rua Amoroso Costa, a antiga residência chamada de casa da Dona Dora não existe mais. Foi demolida em algum momento já distante para dar lugar a um sobrado.
Observe que a foto (de meados dos anos 40 ou 50) mostra um Jardim São Paulo muito diferente do que hoje estamos acostumados a ver. Ruas sem pavimentação, e o entorno da casa com poucos imóveis, sendo possível enxergar ao fundo até mesmo a região da Serra da Cantareira. Por fim, uma cena bem interessante no muro da casa na parte que se estende pela rua Amoroso Costa: três pessoas jogando o que parece ser uma partida de dominó.
A fotografia abaixo, mostra o cenário atual (2015):
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
O cenário da cantareira ao fundo desapareceu por completo, escondida pelo grande número de construções que hoje estão no entorno. A casa de Dona Dora se foi e hoje no lugar existe um sobrado.
Os muros baixos de uma vizinhança tranquila deram lugar a muros altos com cerca elétrica, fruto da violência e insegurança dos tempos atuais. Por fim, a presença de algumas árvores na calçada.
É bem possível que a casa de hoje seja mais confortável que a residência antiga que ali existia, entretanto os muros altos e eletrificados mostram claramente que, infelizmente, hoje somos prisioneiros de nossos lares.
E você, se pudesse escolher moraria em qual casa ? Na antiga ou na atual ? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário