quarta-feira, 8 de julho de 2015



Capela Santa Luzia

Hoje cada vez mais difíceis de encontrar e muito raramente erguidos novos exemplares, as pequenas capelas de bairro representam um passado paulistano onde a cidade era basicamente o centro e arredores, e as paragens mais distantes eram os chamados arrabaldes.
E eram nestes arrabaldes da cidade, que foram construídas grande parte das pequenas capelas. Eram templos religiosos feitos para que viajantes, e moradores de pequenos e distantes distritos tivessem seu local para rezar e professar sua fé.
Bairro formado a partir da década de 20, a agradável Vila Monumento é repleta de casas antigas interessantes, mas tem também um antiga e simpática capela, na rua Gaspar Fernandes.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Erguida entre o final da década de 20 e o início da década de 30, a Capela Santa Luzia é um dos mais importantes símbolos da Vila Monumento. É uma espécie de elo do tempo entre o bairro então recém criado e o amplamente urbanizado bairro paulistano de hoje.
Localizada em uma posição privilegiada no bairro, a capela confunde-se com a história do bairro. Diante dela, décadas atrás, havia a chamada “casa do bode”. Ali, não era raro moradores próximos, que criavam animais, levarem suas cabras para ficarem prenhas do bode que tinha na propriedade.
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Também por ali havia a casa de uma renomada professora de corte e costura do bairro, que atendia a grande maioria das mocinhas da região que queriam aprender o ofício.
Com a crescente urbanização e o surgimento de novas e maiores paróquias, a capela foi sendo cada vez mais deixada de lado, até que ficou bastante deteriorada e abandonada. Foi no final da década de 1990 que o surgimento de um supermercado aos fundos dela (na época Sé Supermercados, hoje Extra) trouxe risco de demolição para o pequeno templo.
Detalhe da fachada (clique para ampliar)
Detalhe da fachada (clique para ampliar)
Entretanto, o episódio serviu como um motivo de união entre os moradores de Vila Monumento, que se prontificaram a defender e preservar a velha capela. Com isso, o início de processo de tombamento foi tomado e era o momento de restaurar o templo. O próprio supermercado Sé decidiu entrar na empreitada com a comunidade e bancou a reforma. No início do segundo semestre do ano 2000, a capela estava de volta a seu esplendor de outrora. Simples, mas acolhedora.
Horário de funcionamento (clique na foto para ampliar)
Horário de funcionamento (clique na foto para ampliar)
Desde então a capela não só voltou a ser um motivo de orgulho aos moradores, como também retomou algumas atividades que há muito estavam paralisadas. Um grande exemplo de como moradores unidos podem fazer a força e preservar a história e tradição de um bairro.
Conhece a capela Santa Luzia ? Tem alguma história dela interessante para contar ? Deixe um comentário.
Seu bairro tem ou teve alguma capela ou cruzeiro ? Conte para nós!
Endereço da capela: Rua Gaspar Fernandes, 497 – Vila Monumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário