quarta-feira, 8 de julho de 2015


Casa – Avenida Casa Verde 2012

A contribuição dos leitores do São Paulo Antiga é parte também parte importante para manter a história de nossa cidade mais conhecida e ativa. Periodicamente recebemos materiais muito interessantes e que poderiam ficar para sempre guardados em álbuns fotográficos, quando na verdade podem contribuir com uma melhor compreensão de nossa urbanização.
O leitor Ricardo Simone nos enviou a foto abaixo, de uma bela casa localizada no número 2012 da avenida Casa Verde:
clique para ampliar
clique para ampliar
Nesta fotografia tirada por Ricardo Cruañes, avô de nosso leitor, vemos a casa que ele tinha acabado de construir em uma avenida Casa Verde completamente diferente da que conhecemos nos dias atuais.
Notem que a via ainda não tinha pavimentação e aparentemente a energia elétrica ainda não tinha sido instalada (o poste está sem fiação ainda). Por fim, completam o cenário o carro que parece ser um Hudson cupê e a grande área verde no fundo da foto.
Segundo Ricardo Simone, seu avô já faleceu mas a casa até hoje permanece na família. Incrível registro da zona norte de São Paulo, não é mesmo ?
A RESIDÊNCIA HOJE:
o imóvel atualmente (clique na foto para ampliar)
o imóvel atualmente (clique na foto para ampliar)
Além de bela, esta casa é uma preciosidade da avenida Casa Verde. Observem que excetuando-se pelo muro e portão nada se alterou nela, mesmo tendo passado mais de meio século.
Com alguma dificuldade em virtude da própria via e de carros estacionados, conseguimos fotografar quase do mesmo ângulo que o Cruañes fez ao concluir a construção da casa, e podemos notar que, todo o cenário mudou-se ao redor da residência, exceto ela mesma.
O terreno livre à direita deu lugar a um sobrado, sendo que do lado esquerdo surgiu um pequeno edifício. A avenida está pavimentada e a calçada feita, e o poste de energia da casa migrou pro interior da propriedade.
Por fim, a casa atualmente tem um pequeno jardim e uma bela roseira. Não dá para não se apaixonar por uma casa dessas.
E você, tem alguma foto antiga da sua casa atual ou antiga guardada em álbum fotográfico ? Mande para nós e ela poderá ser publicada aqui no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário