quarta-feira, 8 de julho de 2015


Casa – Rua Dr. Zuquim, 341

A região de Santana e seus arredores possuem muitas construções antigas de rica arquitetura e traçados interessantes. Uma das principais ruas do bairro, a Doutor Zuquim, é uma das que possui tais imóveis.
O leitor Rafael Bertoli enviou para nós as fotos de uma casa que fica na parte baixa da rua, e que é muito interessante:
clique para ampliar
clique para ampliar
Localizada no número 341 da Dr. Zuquim, trata-se de uma construção muito antiga e que passa despercebida pela maioria das pessoas que passam por ali, devido ao trânsito intenso da via e a impossibilidade de estacionar diante da residência.
Com o estacionamento proibido em praticamente toda a rua Dr. Zuquim, não é de causar espanto a deterioração de vários imóveis residenciais e comerciais da região. É natural que em uma cidade onde o automóvel é o principal meio de locomoção, não poder estacionar causa uma severa deterioração urbana na região onde há a proibição. Além dessa rua há até exemplos mais concretos, como a própria avenida Celso Garcia.
Detalhe do imóvel (clique na foto para ampliar)
Detalhe do imóvel (clique na foto para ampliar)
Este é, sem dúvida, um dos motivos para a deterioração desta bela casa antiga. Sem vaga de estacionamento em frente e também sem garagem, a casa perde parte de seu encanto como potencial moradia.
São poucos hoje os que se dispõem a alugar ou comprar uma casa sem vagas de garagem, especialmente quando está em uma área cujo metro quadrado não é nada barato. A consequência disso, é esta grande quantidade de placas de venda na fachada do imóvel (foto inicial). Algumas estão lá há anos.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
E esta situação acaba sendo uma punição injusta para esta casa, que é muito bonita e ostenta belos traços arquitetônicos em sua fachada, como uma bela coluna salomônica na varanda, além de belos detalhes no frontão e nos balaústres do muro. O piso é aquele tradicional da cidade, feito em caquinhos.
Me causa um grande desgosto pensar que uma casa tão interessante como esta é muito possível que venha ao chão. A construção antiga que era sua vizinha, do lado direito, já foi demolida parcialmente. Atualmente serve de estacionamento improvisado (foto abaixo).
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
A falta de planejamento urbano para São Paulo, aliada com a falta de senso de nossos governantes para a questão viária, está deixando nossa cidade cada dia mais sufocada. O que será que podemos esperar para o futuro ? O tempo nos dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário