quarta-feira, 8 de julho de 2015


Casa – Rua Vanderlei

Recentemente o São Paulo Antiga fez uma visita a Casa Guilherme de Almeida, e quando saíamos de lá encontramos uma casa muito interessante nas proximidades do museu:
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Localizada no número 389 da rua Vanderlei, em Perdizes, esta casa faz parte de um conjunto de ao menos duas residências idênticas que foram construídas ali. Apesar de pequena, é uma construção em estilo art déco muito interessante, com traços discretos mas muito agradáveis.
Observem que exceto pela janela de madeira, esta sim bem comum, todos os demais adornos são pensados para construção e bastante elegantes, como a pequena cobertura, vitrôs ao redor da porta de entrada e a própria porta em si, onde até a grande que protege os vidros é de traços arrojados.
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Não ficou claro se o imóvel é atualmente de uso residencial ou comercial, mas é importante salientar que é a única a preservar 100% a fachada original. O imóvel à direita (foto abaixo) já foi muito descaracterizado para ser adaptado a uma loja e garagem.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Observando a área quando fotografamos as casas, surgiu a dúvida se existiu uma terceira casa, já demolida, do lado esquerdo desta que fotografamos.
Enfim, uma preciosidade das Perdizes que esperamos ver preservada por muito tempo ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário