quarta-feira, 8 de julho de 2015


Casarão Demolido – Rua das Províncias 117

Todos os dias são demolidas casas antigas em São Paulo por um sem número de razões. Novos empreendimentos e estacionamentos são as causas mais corriqueiras.
Quando isso ocorre, é evidente que existem casos em que os imóveis demolidos não tinham histórico ou arquitetura relevante. Porém, muitas vezes são destruídas construções interessantíssimas, como esta da foto a seguir:
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Demolida no início de 2014, esta residência da Vila Marieta ficava localizada no número 117 da rua das Províncias, uma via bem conhecida da região pois liga a avenida São Miguel até a Subprefeitura da Penha.
O imóvel em questão era um belo casarão, construído entre as décadas de 40 e 50, que destacava-se como um dos mais belos imóveis do bairro. Tinha uma arquitetura que não é padrão da região, onde as casas em geral nesta época eram bem mais simples.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Até ser demolida, mantinha suas características originais preservadas, com portões e muro baixos, além de um jardim na entrada da residência. Pela lateral esquerda se acessava os fundos do imóvel e a garagem de veículos.
No local do belo casarão foi construído um pequeno condomínio de sobradinhos – uma espécie de nova praga do mercado imobiliário – onde se constroem casas cada vez menores e simples, fora o gosto arquitetônico extremamente duvidoso (minha opinião, evidentemente).
Os sobrados que foram construídos no local estão à venda em um site de imóveis pelo valor de R$420.000,00 cada. Outra coisa curiosa é a velha tática de construtoras de mudar o nome do bairro para aumentar o preço do imóvel. Ao invés de usar o nome de Vila Marieta, que é o correto, os anúncios dizem Vila Matilde.
Este tipo de manobra para vender imóveis deveria ser proibida pelas autoridades. Está certo que a Vila Matilde está ali perto, mas ali não é. Entre as duas vilas existe outra entre elas, a Vila Esperança.
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
É uma pena observar imóveis tão belos desaparecerem para dar lugar a novos empreendimentos como estes. Se ao menos tivéssemos mais criatividade arquitetônica em novos empreendimentos, talvez valesse a pena. Infelizmente não é o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário