quarta-feira, 8 de julho de 2015


Casarão Restaurado – Av. Brig. Luís Antônio, 1308

No número 1308 da avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, há um casarão que esteve abandonado por mais de uma década e que cuja aparência dava sinais de que em breve ele deixaria de existir, seja por demolição ou mesmo desabando.
Em 2009, quando o fotografei pela primeira vez, ele se encontrava nesta situação:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Foi um dos primeiros imóveis que publiquei aqui no site, e realmente por mais que tinha um desejo muito grande de vê-lo em seu esplendor original mais uma vez, confesso que não tinha lá muito esperança. Até que em 2012, uma primeira demão de tinta me trouxe um certo alento:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Será que o velho sobrado, dos primeiros anos do século 20, finalmente teria um destino bem melhor do que aquele que parecia estar a ele destinado ?
A lenta restauração – compreensível pelo custo e detalhes do imóvel – ainda me deixava com muitas dúvidas acerca de sua conclusão. Porém, ao retornar ao local este ano fui tomado por uma grata surpresa e um excelente presente para o bairro da Bela Vista e São Paulo. O imóvel foi completamente restaurado:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
O minucioso trabalho de restauração trouxe de volta um sobrado que parecia irrecuperável. Desde a recuperação dos detalhes do frontão até a recuperação total da fachada, tudo foi feito com detalhes e muito talento.
Até mesmo a sacada e seu gradil, que não existiam mais, foram recuperados, muito provavelmente através de fotografias antigas ou de exemplos de construções similares. No caso da sacada a veneziana nem mais existia, tendo a muito tempo sido substituída por um vitrô comum. Veja como ficou bonito:
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Observando a foto atual, pode até parecer que foi um trabalho fácil e rápido. Mas esta impressão se desfaz muito rapidamente ao observar estas duas imagens abaixo, do frontão da casa. Foi impressionante a recuperação.
A fachada em 2009 (clique para ampliar)
A fachada em 2009 (clique para ampliar)
A fachada em 2015 (clique para ampliar)
A fachada em 2015 (clique para ampliar)
Residência na década de 60 de uma mulher chamada Ana Marques Simões, o imóvel foi restaurado para abrigar a Logos Imobiliária que fez do casarão a sua sede.
Este trecho da avenida Brigadeiro Luis Antônio possui vários outros imóveis que podem ser restaurados e dar um novo aspecto para esta via. Já vimos por ali a reforma do antigo Hotel Danúbio, atualmente um campus da FMU, e também dos sobrados geminados da rua Maria José.
Espero que este seja o início de uma nova era para a nossa Brigadeiro Luis Antônio. E deixo aqui meus parabéns para seus proprietários, que fizeram um excelente trabalho de restauração neste imóvel.
Veja mais duas fotos do casarão:
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário