quarta-feira, 8 de julho de 2015


Centro Espirita Antonio dos Santos & Batuira Mendes

Quando alguém diz que São Paulo é repleta de “lugarzinhos” muitos associam o termo diretamente a barzinhos e pequenos restaurantes espalhados pela cidade. Entretanto, este termo pode ser aplicado também a uma grande variedade de locais curiosos que existem por todos os cantos de nossa pauliceia.
Um destes, sem dúvida, é este pequeno centro espírita que encontramos na região do Belenzinho:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Localizado no número 259 da rua Sapucaia, o Centro Espírita Antonio dos Santos & Batuira Mendes está instalado em uma construção pequena e charmosa.
A história deste centro espírita começa com Arminda Jesus, viúva de Antonio dos Santos. Após o falecimento repentino do marido, em 1914, Arminda regressou com seus filhos a Portugal, sua terra natal, e por lá viveu alguns anos até casar-se novamente, com Antonio da Costa Azevedo.
Com seu novo marido, regressou ao Brasil vivendo inicialmente no Rio de Janeiro, de onde saiu para São Paulo após o início do surto de febre espanhola. Embora tenha passado imune a esta terrível doença, Arminda sofria de ataques e desmaios desde o falecimento do seu primeiro marido.
Detalhe da fachada (clique para ampliar)
Detalhe da fachada (clique para ampliar)
A CRIAÇÃO DO TEMPLO:
De acordo com a história deste centro espírita, sua criação deu-se quando após novos surtos de ataques e desmaios uma amiga a recomendou procurar um centro no bairro do Brás, o que fez prontamente.
Neste centro, teve um sério ataque e desmaio o que levou aos frequentadores do local a atendê-la rapidamente. Foi ai que teria recebido uma comunicação de seu primeiro marido, dizendo que a mesma tinha como missão fundar um centro espírita kardecista. Antonio dos Santos seria o mentor espiritual da casa, e ela a dirigente material.
Foi mediunizada e o Espírito foi doutrinado e assim deu sua comunicação; era o Espírito de Antonio dos Santos, dizendo; “A missão que ela recebera de Deus era fundar um Centro Espírita” Kardecista “, junto com os ensinamentos de Jesus Cristo. Ele, Antonio dos Santos, seria o Mentor Espiritual da Casa e ela a Dirigente Material.
E foi assim que em 1932 surgiu o Centro Espírita Antonio dos Santos & Batuira Mendes. Inicialmente funcionava na própria residência de Arminda e posteriormente em um imóvel alugado na avenida Celso Garcia. Alguns anos mais tarde mudaram-se para a rua Sapucaia, onde estão até hoje.
O centro espírita e casas vizinhas (clique na foto para ampliar)
O centro espírita e casas vizinhas (clique na foto para ampliar)
O imóvel onde estão instalados é uma das preciosidades da região. Pequeno e belo, está bastante preservado e mantém sua arquitetura original intacta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário