quarta-feira, 8 de julho de 2015



Prédio Antigo – Rua do Carmo 71 a 77

A rua do Carmo, na região da Sé, é daquelas que tem dois tipos de comportamento: um durante a semana e outro aos finais de semana, especialmente aos domingos.
Como as principais vias do centro, nos dias úteis tem uma grande agitação, com pessoas e carros o tempo todo, incluindo muitas pessoas procurando sindicatos, repartições públicas e também a igreja Nossa Senhora da Boa Morte, primeira em São Paulo a operar no sistema de 24 horas por dia. Já aos domingos a rua é quase um deserto.
Foi nesta rua que encontrei este pequeno prédio antigo:
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Construído no início do século 20, trata-se de um pequeno edifício de dois andares com salão no andar térreo, que foi concebido para uso misto, ou seja, de residencial e comercial.
Está localizado nos número 71 (altos) e 77 (salão no térreo) da rua do Carmo, bem ao lado de outros imóvel interessante que já foi retratado aqui no São Paulo Antiga anteriormente, o casarão do número 81.
O edifício e seu vizinho: condições opostas (clique na foto para ampliar)
O edifício e seu vizinho: condições opostas (clique na foto para ampliar)
Com traços do estilo colonial na fachada, o imóvel apresenta-se em excelente estado de conservação, e com quase todos os detalhes originais preservados, exceto pelas portas do salão térreo – onde funciona uma igreja evangélica – tais portas originais foram substituídas por outras menores.
Uma curiosidade deste prédio é que os adornos da fachada, frontão e gradil tem ramos de café decorando.
Detalhes da fachada preservados (clique na foto para ampliar)
Detalhes da fachada preservados (clique na foto para ampliar)
Não foi possível determinar com exatidão o que funciona nos andares superiores, mas segundo um morador de casa próxima a ela todos os andares são ocupados pela igreja Maravilhas de Jesus.
A rua do Carmo tem muitas outras construções importantes além dessa, nem todas estão assim tão bem conservadas e há até um esqueleto de prédio abandonado desde a década de 1970. Se todas as construções vierem a ser preservadas como esta, farão desta rua uma das mais interessantes do centro paulistano.
Veja mais fotos deste prédio:
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Conheça outros imóveis da rua do Carmo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário